Foto: Isabela Matheus |
O imóvel localiza-se à rua Portugal em São Paulo. O terreno, de quase 4.000 m2, faz parte do Jardim Europa, loteamento de alto padrão projetado pelo engenheiro-arquiteto Hipólito Pujol Jr. no final da década de 1920, nos mesmos moldes das cidades-jardim britânicas do contíguo Jardim América, projeto do urbanista inglês Barry Parker. Em sua proximidade estão outras duas outras instituições culturais: O MUBE - Museu Brasileiro da Escultura e o MIS, Museu da Imagem e do Som.
A construção, com cerca de 900 m2, foi cuidadosamente projetada e construída pelo engenheiro-arquiteto Alfredo Ernesto Becker, em meados dos anos 50, para abrigar a coleção reunida por Ema Klabin. Não possui um estilo definido, como era comum nas outras residências da época, unindo elementos clássicos, como os arcos plenos nas portas e janelas externas, com elementos modernos, notadamente nos materiais de acabamento utilizados. A decoração ficou a cargo de Terri Della Stuffa, também responsável pela distribuição e adaptação das peças pelos ambientes da casa.
Quem foi:
Nascida no Rio de Janeiro em 1907, Ema Gordon Klabin era filha de Hessel Klabin e Fany Gordon Klabin, imigrantes lituanos vindos para o Brasil na última década do séc. XIX. Seu pai, naturalizado brasileiro em 1923, foi um empresário que se distinguiu no desenvolvimento da indústria do papel e da celulose no país. Foi educada no Brasil e na Europa (Alemanha e Suíça), onde residiu durante a Primeira Guerra Mundial. Além da atividade empresarial, assumida em 1946 com a morte de seu pai, Ema dedicou-se a inúmeras atividades filantrópicas e assistenciais, dentre as quais se destaca o papel desempenhado na construção do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo.
Fonte: Fundação Cultural Ema Gordon Klabin
As visitas, individuais ou em grupos, são orientadas e duram em média uma hora.
Devem ser previamente agendadas pelo telefone (11) 3062 5245 ou pelo endereço www.emaklabin.org.br/visitas.
Preço: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 para aposentados e estudantes.
Terças, quintas e sextas: Das 14 às 18 horas.
Sábados: Das 11 às 16 horas.
Em todo último sábado de cada mês, as visitas são gratuitas.
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo.
Visualizar Casas históricas paulistanas (Vista da região - Google Street View) em um mapa maior
Visualizar Casas históricas paulistanas em um mapa maior
Nenhum comentário:
Postar um comentário