A residência do arquiteto austríaco, com formação na Alemanha e radicado no Brasil desde 1953 localizada à Rua Viriato Correa nº 99 e Rua Oscar de Almeida nº 486, no Jardim Morumbi. Morando em São Paulo desde 1968, Hans Broos continua em atividade, sendo considerado representante do brutalismo paulista e pouco estudado.
A arquitetura brutalista surgiu em meados da década de 1950 e privilegiava a estrutura das edificações, sem escondê-las, tornando-as aparentes. Assim, o exemplar da residência de Hans Broos, e o conjunto de jardins em parceria com o grande paisagista, já falecido, Burle Marx (1909-1994), constitui-se em uma importante referência para o estudo da arquitetura na cidade de São Paulo - com seu concreto armado aparente – e o modo de morar de um arquiteto. Essa residência une, em um só espaço, habitação e valioso acervo técnico com mais de 350 projetos.
Construída em dois pavimentos, a edificação residencial tem acesso pela Rua Oscar de Almeida e, o escritório, em um pavimento, tem acesso pela Rua Viriato Correa.
Fonte: Site da Prefeitura da cidade de São Paulo
Quem é:
Hans Broos (Eslováquia, 1921) é um arquiteto e urbanista eslovaco radicado no Brasil.
Iniciou seus estudos de arquitetura no Universidade de Praga, na Tchecoslováquia, e concluiu-os em 1948, em Brunswick, Alemanha, formando-se Engenheiro Arquiteto. Veio para o Brasil em 1957 fugindo do clima pesado na Europa do pós-guerras, e foi morar em Blumenau, Santa Catarina, onde existia uma numerosa colônia de imigrantes alemães.
Teve que revalidar seu diploma na Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, onde a pedido do ex-ministro de cultura Pedro Calmon elaborou sua tese sobre a história da ocupação luso-açoriana no litoral sul do Brasil. Em 15 de novembro de 1957 foram entregues quarenta exemplares encadernados à mão com 280 páginas datilografadas, ilustradas com fotografias e desenhos coloridos, além de plantas e croquis: o livro "Construções antigas de Santa Catarina".
A Igreja São Bonifácio foi projetada por Hans Broos nos anos 60, localizada na Rua Humberto Primo, Vila Mariana.
Fonte: Wikipedia
Visualizar Casas Históricas Paulistanas em um mapa maior. Mapa da região, Google Street View
Visualizar Casas Históricas Paulistanas em um mapa maior
Bem interessante esta casa. Acho arquitetura residencial muito pouco valorizada para a importância que tem. Talvez pela comodidade das prefeituras em tombar e valorizar bens públicos que já pertencem a ela, sem entrar em conflito com interesses de proprietários...
ResponderExcluir