terça-feira, 26 de novembro de 2024

Adoniran Barbosa: suas casas em Valinhos, Jundiaí, Santo André, República e Cidade Adhemar

Foto: Reprodução da Internet. Bairro da Bela Vista


João Rubinato, conhecido artisticamente como Adoniran Barbosa, viveu por anos no centro da cidade de São Paulo, no bairro da República, mas circulava por muitos bairros da capital buscando inspiração para sua músicas. Faziam parte desses bairros: Brás, Casa Verde, Ermelino Matarazzo e Bixiga. Apesar de ter feito letras mencionando os bairros acima, o sambista nunca morou nesses bairros.

Em 1918 a familia mudou-se para o município de Jundiaí. Segundo a matéria do jormal "Jundiaí Agora", a casa foi demolida. Nesta cidade começa ajudando o pai no ofício de carregar os vagões da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Dividindo o tempo entre o carregamento de vagões, estavam os estudos no histórico Grupo Escolar Coronel Siqueira de Moraes.

Apesar de ter um relação com o bairro do Jaçanã, Adoniran Barbosa nunca morou naquele bairro da zona norte, título do samba-canção Trem das ONze, popularizada pelo grupo Demônios da Garoa em 1964.



Foto: Reprodução da Internet

Já no Centro da cidade de São Paulo, a Rua Aurora foi um dos endereços de Adoniran Barbosa no período 1949 a 1966. Adoniran Barbosa morou no nº 579, apartamento 22 do Edifício Santa Ignez. Foi neste local que nasceu o clássico “Saudosa Maloca”, lançada em 1951, enquanto ele observava da janela a demolição do sobrado em que moravam os feirantes Mato Grosso e Joca.



Foto: Reprodução da Internet. Edifício Santa Ignez, na Rua Aurora

Ao que se sabe, a última residência de Adoniran, de 1955 a 1982, foi no bairro Cidade Adhemar na Rua Coronel Júlio Cesar Alfierri, 406, conhecia como "Rua 43", em referência ao 43º Distrito Policial , na Vila Inglesa, quando veio a falecer. De acordo com seu sobrinho, Sérgio Rubinato, o imóvel foi adquirido com o seu primeiro sucesso “Saudosa Maloca”.





Casa no bairro Cidade Adhemar. Foto: Reprodução da Internet




                                       Rua Coronel Júlio Cesar Alfierri, 406 - Cidade Adhemar  
                                                            Imagem: Google Street View






Vídeo/Imagem da ultima residência de Adoniran Barbosa






Quem foi Adoniran Barbosa:



Adoniran e Matilde. Foto: Reprodução da Internet.

Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato, nasceu na cidade de Valinho no dia 06 de agosto de 1912. Foi um compositor, cantor, comediante e ator brasileiro.

Era filho de Francesco "Fernando" Rubinato e Emma Ricchini, imigrantes italianos da comuna de Cavarzere, provîncia de Veneza. Seus avós parternos eram Angelo Rubinato e Anna Manfrinato e os avós maternos Francesco Richini e Antonia Freddo., Seus pais casaram-se em Cavarzere em 23 de maio de 1895 e desembarcaram em Santos em 15 de setembro de 1895. Passaram pela Hospedaria dos Imigrantes localizada no bairro do Brás e seguidamente foram trabalhar nas lavouras do município de Tiête. Emma Richini , sua mãe morreu em 1939 e seu pai Francesco Rubinato em 1943

Casou-se em 8 de dezembro de 1936 com Olga Krum, com quem teve sua única filha, Maria Helena Rubinato, nascida em 23 de setembro de 1937. João e Olga desquitaram-se judicialmente em 1943 e a filha ficou aos cuidados da irmã de João, Ainez Rubinato Salgado (1909-1992). Após o desquite, viveu maritalmente com Matilde De Lutiis, que o acompanhou até a morte, mas nunca tiveram filhos. Matilde de Lutiis faleceu no ano de 1986.

Olga Krum constituiu nova família com o advogado José Luís Varela de Almeida (1915-2010), com quem teve outras quatro filhas. Olga morreu em 1991. Sua filha, Maria Helena Rubinato, faleceu em 2021.

Adoniran Barbosa morreu em 23 de novembro de 1982, aos 70 anos, durante uma internação para tratamento de um enfisema pulmonar. Foi sepultado sepultado no Cemitério da Paz, conforme desejo.

Sucessos musicais: Saudosa Maloca, Trem das Onze, Tiro ao Alvaro, Samba do Arnesto, Iracema, etc.

Homenagens: Em dezembro de 2022, foram realizadas reformas no cruzamento da Avenida Ipiranga e São João , com colocação de estátuas em homenagem aos representantes do samba paulista, Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini. Um busto homenageia o cantor na Praça Dom Orione, no bairro da Bela Vista. A cidade de Valinho também homenageia o cantor com uma estátua. Adoniran Barbosa faz parte do cenário no restaurante Salada Paulista, dentro do Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão). 

Existe uma rua no bairro da Bela Vista/Bexiga - entre a Av. Brigadeiro Luis Antonio de Rua Jaceguaí -, em homenagem a Adoniran Barbosa. 




Saudosa Maloca, o filme. 
Lançado em 2024 - 1h28m. Direção de Pedro Serrano. Elenco Paulo Miklos, Gero Camilo, Gustavo Machado, Sidney Santiago.

       Imagem: Reprodução da Internet


Fontes de Pesquisas: