terça-feira, 9 de julho de 2024

Rita Lee: "Ela nem vem mais pra casa, doutor."

 

Reprodução LP, acervo pessoal. Hélio Bertolucci Jr.




A Vila Mariana, é um distrito localizado na zona centro-sul do município de São Paulo, sua característica é região nobre, classe média alta, mas também com um perfil comercial. ora residencial, possuindo um dos metros quadrados mais caros da cidade. Foi ali que Rita Lee nasceu, na Rua Joaquim Távora, 670 em um velho casarão dos anos 1920 onde viveu até os 19 anos.

Rita Lee trazia na memória o numero do telefone 703-487 e ainda algunas detalhes da casa:. Era na ampla cozinha que as mulheres passavam o dia inteiro escutando rádio, costurando e cozinhando", O casarão todo tinha pé direito bem alto, as portas eram pesadas, os janelões largos, os ornamentos das paredes pintados à mão e cada quarto e sala tinha um carimbo diferente".

No extenso porão: "palco das idiossincrasias de nossa família 'Addams'. Tinha tetos e paredes forrados com desenhos, paisagens, fotos de artistas de cinema e da música, contos de fadas, animais, santos, marcas de produtos, sobras de pano, capas de revistas, mosaicos de louças quebradas, enfim, pensávamos mil vezes antes de jogar qualquer obra de arte no lixo", diz. Lá também havia o laboratório de experiências científicas do pai de Rita e um palquinho em que a família se apresentava. Esse visual lisérgico era, obra da mulherada quando ainda não existia televisão. A parte do porão que cabia ao meu pai era do estoque.

O casarão foi derrubado há mais de 30 anos junto a outras três casa para dar lugar a dois prédios ocupados peloa igreja católica.

Rita também morou em outro imóvel na mesma região, na Rua Pelotas. Esta residência ficou marcada na memória quando no ano de 1976 foi presa, por porte de maconha, mas segundo ela a erva foi "plantada" por policiais.

Outra casa icónica foi o sobrado "Casa Mutante" da família do Arnaldo Baptista, no bairro da Pompéia na Rua Venâncio Aires, 408 onde nasceu a banda Tutti Frutti, em 1966.

Outras menções de residências foram extraidas do livro: "Rita Lee, uma autobiografia.

Ruas Eça de Queiroz, na Vila Mariana, onde a família Lee viveu em um “microapê” alugado e recebeu Rita em tempos de prisão domiciliar.

Rua Ferdinando Laboriau, no Pacaembu, onde viveram em um “casa térrea simpática”.

Rua Manoel Maria Tourinho, também no Pacaembu, agora morando em um “sobradão bacana estilo espanhol”.

Rua Bahia, no Higienópolis, onde residiram por bastante tempo em um “mega duplex de cobertura há um quarteirão da FAAP, entre as praças Buenos Aires e Vila Boim”.

Rua Fradique Coutinho, em Pinheiros, onde foi morar sozinha no “pequeno apê” onde acabou “acorrentada de vez à escravidão da birita”
.
Saindo do tema "casas", Rita Lee fez um participação no filme "Fogo e Paixão, dos diretores Isay Weinfeld e Marcio Kogan, lançado em 1988. Rita Lee e Roberto de Carvalho aparece em uma cena, como namorados, fazendo pic nic no Parque do Ibirpuera, um dos lugares preferidos de Rita.




Foto: Internet

Rita Lee no últimos anos morou em um sítio no município de Cotia, na grande São Paulo cercada de muito amor, muitos animais, natureza e em companhia do marido Roberto de Carvalho



Foto: Divulgação


Rita Lee é todo ano homenageada pelo Bloco de Rua Rita Leena. O bloco carnavalesto foi criado em 2015 pelas musicista Alessa Camarinha e a figurinistaYumi Sakate



Foto: Hélio Bertolucci Jr.


Rita Lee é nome de um dos palcos  no Programa Altas Horas da TV Globo. O programa Saia Justa do canal a cabo GNT, também homenageia Rita danto nome ao sofá. Rita Lee esteve na primeira formação do programa, ao lado de Marisa Orth, Fernanda Young e Mônica Waldvogel.

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou um projeto de lei em 2024 propondo dar o nome da cantora Rita Lee ao Parque Ibirapuera, localizado na Zona Sul da cidade.



Quem foi Rita Lee:


Reprodução LP, acervo pessoal. Helio Bertolucci Jr.



Rita Lee Jones de Carvalho, nasceu em São Paulo no dia 31 de dezembro de 1947. Foi uma cantora, compositora, multi-instrumentista, apresentadora, atriz, escritora e ativista brasileira. Conhecida como "Rainha do Rock Brasileiro".

Rita era a filha mais nova do dentista Charles Fenley Jones (1904–1983), paulista descendentede imigrantes norte-americanos confederados do Alabama e do Tenesse, estabelecidos em Santa Barbara D' Oeste[e de Romilda Padula, apelidada Chesa (1904–1986), também paulista, filha de imigrantes italianos da região do Molise, no sul da Itália,

Rita Lee teve um primeiro casamento com Arnaldo Baptista e depois com o músico Roberto de Carvalho. O caso Rita e Roberto tiveram três filhos: Beto, João e Antonio Lee.




Reprodução LP, acervo pessoal, Hélio Bertolucci Jr.

Faleceu no dia 08 de maio de 2023. Foi velada no Planetário no Parque do Ibirapuera com a presença de mais e 6 mil fãs. Após o velório, foi cremana no município de Itapecerica da Serra, na grande São Paulo.]




Fontes de pesquisas:

Relembre lugares ligados à história da cantora Rita Lee

Rita Lee por Norma Lima

Casa onde a banda "Os Mutantes" nasceu na Pompéia

Conheça o sitio aconchegante de Rita Lee



💓Ela nem vai mais para casa, doutor. Trecho da música "Esse Tal de Roque Enrow".