Páginas

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Adoniran Barbosa: suas casas em Valinhos, Jundiaí, Santo André, República e Cidade Adhemar

Foto: Reprodução da Internet. Bairro da Bela Vista


João Rubinato, conhecido artisticamente como Adoniran Barbosa, viveu por anos no centro da cidade de São Paulo, no bairro da República, mas circulava por muitos bairros da capital buscando inspiração para sua músicas. Faziam parte desses bairros: Brás, Casa Verde, Ermelino Matarazzo e Bixiga. Apesar de ter feito letras mencionando os bairros acima, o sambista nunca morou nesses bairros.

Em 1918 a familia mudou-se para o município de Jundiaí. Segundo a matéria do jormal "Jundiaí Agora", a casa foi demolida. Nesta cidade começa ajudando o pai no ofício de carregar os vagões da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Dividindo o tempo entre o carregamento de vagões, estavam os estudos no histórico Grupo Escolar Coronel Siqueira de Moraes.

Apesar de ter um relação com o bairro do Jaçanã, Adoniran Barbosa nunca morou naquele bairro da zona norte, título do samba-canção Trem das ONze, popularizada pelo grupo Demônios da Garoa em 1964.



Foto: Reprodução da Internet

Já no Centro da cidade de São Paulo, a Rua Aurora foi um dos endereços de Adoniran Barbosa no período 1949 a 1966. Adoniran Barbosa morou no nº 579, apartamento 22 do Edifício Santa Ignez. Foi neste local que nasceu o clássico “Saudosa Maloca”, lançada em 1951, enquanto ele observava da janela a demolição do sobrado em que moravam os feirantes Mato Grosso e Joca.



Foto: Reprodução da Internet. Edifício Santa Ignez, na Rua Aurora

Ao que se sabe, a última residência de Adoniran, de 1955 a 1982, foi no bairro Cidade Adhemar na Rua Coronel Júlio Cesar Alfierri, 406, conhecia como "Rua 43", em referência ao 43º Distrito Policial , na Vila Inglesa, quando veio a falecer. De acordo com seu sobrinho, Sérgio Rubinato, o imóvel foi adquirido com o seu primeiro sucesso “Saudosa Maloca”.





Casa no bairro Cidade Adhemar. Foto: Reprodução da Internet




                                       Rua Coronel Júlio Cesar Alfierri, 406 - Cidade Adhemar  
                                                            Imagem: Google Street View






Vídeo/Imagem da ultima residência de Adoniran Barbosa






Quem foi Adoniran Barbosa:



Adoniran e Matilde. Foto: Reprodução da Internet.

Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato, nasceu na cidade de Valinho no dia 06 de agosto de 1912. Foi um compositor, cantor, comediante e ator brasileiro.

Era filho de Francesco "Fernando" Rubinato e Emma Ricchini, imigrantes italianos da comuna de Cavarzere, provîncia de Veneza. Seus avós parternos eram Angelo Rubinato e Anna Manfrinato e os avós maternos Francesco Richini e Antonia Freddo., Seus pais casaram-se em Cavarzere em 23 de maio de 1895 e desembarcaram em Santos em 15 de setembro de 1895. Passaram pela Hospedaria dos Imigrantes localizada no bairro do Brás e seguidamente foram trabalhar nas lavouras do município de Tiête. Emma Richini , sua mãe morreu em 1939 e seu pai Francesco Rubinato em 1943

Casou-se em 8 de dezembro de 1936 com Olga Krum, com quem teve sua única filha, Maria Helena Rubinato, nascida em 23 de setembro de 1937. João e Olga desquitaram-se judicialmente em 1943 e a filha ficou aos cuidados da irmã de João, Ainez Rubinato Salgado (1909-1992). Após o desquite, viveu maritalmente com Matilde De Lutiis, que o acompanhou até a morte, mas nunca tiveram filhos. Matilde de Lutiis faleceu no ano de 1986.

Olga Krum constituiu nova família com o advogado José Luís Varela de Almeida (1915-2010), com quem teve outras quatro filhas. Olga morreu em 1991. Sua filha, Maria Helena Rubinato, faleceu em 2021.

Adoniran Barbosa morreu em 23 de novembro de 1982, aos 70 anos, durante uma internação para tratamento de um enfisema pulmonar. Foi sepultado sepultado no Cemitério da Paz, conforme desejo.

Sucessos musicais: Saudosa Maloca, Trem das Onze, Tiro ao Alvaro, Samba do Arnesto, Iracema, etc.

Homenagens: Em dezembro de 2022, foram realizadas reformas no cruzamento da Avenida Ipiranga e São João , com colocação de estátuas em homenagem aos representantes do samba paulista, Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini. Um busto homenageia o cantor na Praça Dom Orione, no bairro da Bela Vista. A cidade de Valinho também homenageia o cantor com uma estátua. Adoniran Barbosa faz parte do cenário no restaurante Salada Paulista, dentro do Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão). 

Existe uma rua no bairro da Bela Vista/Bexiga - entre a Av. Brigadeiro Luis Antonio de Rua Jaceguaí -, em homenagem a Adoniran Barbosa. 




Saudosa Maloca, o filme. 
Lançado em 2024 - 1h28m. Direção de Pedro Serrano. Elenco Paulo Miklos, Gero Camilo, Gustavo Machado, Sidney Santiago.

       Imagem: Reprodução da Internet


Fontes de Pesquisas:








sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Atriz Laura Cardoso. As casas no Bixiga, São Vicente e Itú


Reprodução: Internet

A atriz Laura Cardoso nasceu no bairro do Bixiga/Bela Vista (Wiki). Segundo uma anotação deste autor, publicada no Jornal Gazzetta DÍtalia edição de marco de 2012, o endereço era Rua São Domingos, 17. Tradicionalissimo local onde moravam os imigrantes italianos. Foi alfabetizada nos anos 1930 no Colegio Passalacqua. 

Atualmente a atriz vive recluda em sua casa na cidade de Itú, no interior de São Paulo. No ano de 2023 a jornalista Maria Beltrão foi recebida naquela casa onde fez um tour por vários lugares. Com muitos jardins, a casa tem piscina, casebres, uma horta, e uma capela.

No mesmo ano de 2023 Laura Cardoso visitou a casa onde morou com as filhas na cidade litorânea de São Vicente, onde disse a reportagem: "cidade em que tive casa por lindos anos. Lugar onde me diverti, minhas filhas passaram sua infância e criei memórias maravilhosas... vivas até hoje".

Segundo a atriz a casa  está localizada na Rua José Antônio Zuffo, no Centro, próximo ao Morro dos Barbosas, foi da família dela até meados de 1960. "Infelizmente, não está preservada, mas as paredes carregam minha história e me dá um sentimento extraordinário revê-la".



Reprodução: Casa de Itú e de São Vicente/SP


Quem é Laura Cardoso:


 
Nasceu na cidade de São Paulo no dia 13 de setembro de 1927, registrada como Laurinda de Jesus Cardoso Balleroni, mas ficou conhecia como Laura Cardoso. Filha de imigrantes portuguese, seus pai foram  Adriano Cardoso e sua mãe Carolina Cardoso. Uma das grandes atrizes brasileiras, pioneira no campo da atuação. Recebeu vários prêmios ao longo de anos de carreira, sendo também recordita em participações de telenovelas.

Dentre os prêmios: Três Grande Otelo, Quarto Prêmios APCA, dois Troféus Imprensa e dois Prêmios Shell. Em 2002 foi laureada com o Trófeu Mario Lago pelo conjunto da obra. Em 2006 condecorada com a Ordem do Mérito Cultural, prêmio recebido pelas mãos do Presidente Luís Inácio Lula da Silva. 

Cônjuge: Fernando Baleroni de 1949 até 1980.
Filhas: Fernanda Cardoso e Fátima Cardoso
Neta: Fernanda Baleroni
Bisneto: Fernando Faria

Instagram Laura Cardoso




terça-feira, 9 de julho de 2024

Rita Lee: "Ela nem vem mais pra casa, doutor."

 

Reprodução LP, acervo pessoal. Hélio Bertolucci Jr.




A Vila Mariana, é um distrito localizado na zona centro-sul do município de São Paulo, sua característica é região nobre, classe média alta, mas também com um perfil comercial. ora residencial, possuindo um dos metros quadrados mais caros da cidade. Foi ali que Rita Lee nasceu, na Rua Joaquim Távora, 670 em um velho casarão dos anos 1920 onde viveu até os 19 anos.

Rita Lee trazia na memória o numero do telefone 703-487 e ainda algunas detalhes da casa:. Era na ampla cozinha que as mulheres passavam o dia inteiro escutando rádio, costurando e cozinhando", O casarão todo tinha pé direito bem alto, as portas eram pesadas, os janelões largos, os ornamentos das paredes pintados à mão e cada quarto e sala tinha um carimbo diferente".

No extenso porão: "palco das idiossincrasias de nossa família 'Addams'. Tinha tetos e paredes forrados com desenhos, paisagens, fotos de artistas de cinema e da música, contos de fadas, animais, santos, marcas de produtos, sobras de pano, capas de revistas, mosaicos de louças quebradas, enfim, pensávamos mil vezes antes de jogar qualquer obra de arte no lixo", diz. Lá também havia o laboratório de experiências científicas do pai de Rita e um palquinho em que a família se apresentava. Esse visual lisérgico era, obra da mulherada quando ainda não existia televisão. A parte do porão que cabia ao meu pai era do estoque.

O casarão foi derrubado há mais de 30 anos junto a outras três casa para dar lugar a dois prédios ocupados peloa igreja católica.

Rita também morou em outro imóvel na mesma região, na Rua Pelotas. Esta residência ficou marcada na memória quando no ano de 1976 foi presa, por porte de maconha, mas segundo ela a erva foi "plantada" por policiais.

Outra casa icónica foi o sobrado "Casa Mutante" da família do Arnaldo Baptista, no bairro da Pompéia na Rua Venâncio Aires, 408 onde nasceu a banda Tutti Frutti, em 1966.

Outras menções de residências foram extraidas do livro: "Rita Lee, uma autobiografia.

Ruas Eça de Queiroz, na Vila Mariana, onde a família Lee viveu em um “microapê” alugado e recebeu Rita em tempos de prisão domiciliar.

Rua Ferdinando Laboriau, no Pacaembu, onde viveram em um “casa térrea simpática”.

Rua Manoel Maria Tourinho, também no Pacaembu, agora morando em um “sobradão bacana estilo espanhol”.

Rua Bahia, no Higienópolis, onde residiram por bastante tempo em um “mega duplex de cobertura há um quarteirão da FAAP, entre as praças Buenos Aires e Vila Boim”.

Rua Fradique Coutinho, em Pinheiros, onde foi morar sozinha no “pequeno apê” onde acabou “acorrentada de vez à escravidão da birita”
.
Saindo do tema "casas", Rita Lee fez um participação no filme "Fogo e Paixão, dos diretores Isay Weinfeld e Marcio Kogan, lançado em 1988. Rita Lee e Roberto de Carvalho aparece em uma cena, como namorados, fazendo pic nic no Parque do Ibirpuera, um dos lugares preferidos de Rita.




Foto: Internet

Rita Lee no últimos anos morou em um sítio no município de Cotia, na grande São Paulo cercada de muito amor, muitos animais, natureza e em companhia do marido Roberto de Carvalho



Foto: Divulgação


Rita Lee é todo ano homenageada pelo Bloco de Rua Rita Leena. O bloco carnavalesto foi criado em 2015 pelas musicista Alessa Camarinha e a figurinistaYumi Sakate



Foto: Hélio Bertolucci Jr.


Rita Lee é nome de um dos palcos  no Programa Altas Horas da TV Globo. O programa Saia Justa do canal a cabo GNT, também homenageia Rita danto nome ao sofá. Rita Lee esteve na primeira formação do programa, ao lado de Marisa Orth, Fernanda Young e Mônica Waldvogel.

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou um projeto de lei em 2024 propondo dar o nome da cantora Rita Lee ao Parque Ibirapuera, localizado na Zona Sul da cidade.



Quem foi Rita Lee:


Reprodução LP, acervo pessoal. Helio Bertolucci Jr.



Rita Lee Jones de Carvalho, nasceu em São Paulo no dia 31 de dezembro de 1947. Foi uma cantora, compositora, multi-instrumentista, apresentadora, atriz, escritora e ativista brasileira. Conhecida como "Rainha do Rock Brasileiro".

Rita era a filha mais nova do dentista Charles Fenley Jones (1904–1983), paulista descendentede imigrantes norte-americanos confederados do Alabama e do Tenesse, estabelecidos em Santa Barbara D' Oeste[e de Romilda Padula, apelidada Chesa (1904–1986), também paulista, filha de imigrantes italianos da região do Molise, no sul da Itália,

Rita Lee teve um primeiro casamento com Arnaldo Baptista e depois com o músico Roberto de Carvalho. O caso Rita e Roberto tiveram três filhos: Beto, João e Antonio Lee.




Reprodução LP, acervo pessoal, Hélio Bertolucci Jr.

Faleceu no dia 08 de maio de 2023. Foi velada no Planetário no Parque do Ibirapuera com a presença de mais e 6 mil fãs. Após o velório, foi cremana no município de Itapecerica da Serra, na grande São Paulo.]




Fontes de pesquisas:

Relembre lugares ligados à história da cantora Rita Lee

Rita Lee por Norma Lima

Casa onde a banda "Os Mutantes" nasceu na Pompéia

Conheça o sitio aconchegante de Rita Lee



💓Ela nem vai mais para casa, doutor. Trecho da música "Esse Tal de Roque Enrow".



quinta-feira, 16 de maio de 2024

Hebe Camargo. Uma casa e algumas mansões.

Foto: Divulgação

Hebe contou em algumas entrevistas quando a família decidiu morar em São Paulo, era num cortiço na Rua Rui Barbosa, no bairro do Bixiga/Bela Vista.

Hebe Camargo adquiriu uma casa em 1965 financiada pela CEF no bairro do Sumaré onde morou com seu marido Décio Capuano, divorciando-se em 1971 (1964-1971).  Hebe e Marcello ocuparam o imóvel até 1979. A casa ficou algum tempo alugada e depois foi escritório do sobrinho Claudio Pessutti. Foi vendida após a morte da apresentadora e  quem adquiriu construiu uma casa totalmente nova. 

 Em 1979 Marcello e Hebe se mudaram para a residência no bairro do Morumbi, com Lélio Ravagnani  segundo marido da apresentadora. A casa foi encontro de muitos artistas, famosos e de grandes festas. Após a morte do empresário em 2000 a casa foi entregue aos seus herdeiros. 

No novo endereço no bairro nobre Cidade Jardim, Hebe fez algumas reformas e adquiriu alguns terrenos vizinhos. A casa possue lago artificial, piscina, capela, salas amplas com muitos ambientes e imagina-se muitos quartos, banheiros e cozinha. O que também se pode imaginar, um local onde ficavam seus funcionários. 


Foto: Reprodução/Youtube


A casa com 7 mil quadrados, foi vendida em 2023 após seis anos de sua morte pelo valor de R$30 milhões. 

A casa possue lago artificial, piscina, capela, salas amplas com muitos ambientes e imagina-se muitos quartos, banheiros e cozinha. O que também se pode imaginar, um local onde ficavam seus funcionários. 

Hebe Camargo também foi proprietária de uma mansão em Itú, conhecida por ter uma piscina de 400m2, avaliada em US$1,5 milhão. Uma mansão em Taubaté no interior de São Paulo, avaliada em R$ 1,5 milhão e também adquiriu  na década de 1980 um propriedade na cidade litorânea de Caraguatatuba/SP. 

Hebe Camargo possuia 5 automóveis Mercedez-Bens, joías, obras de arte e investia em bois da raça Simental. 

De fevereiro a junho de 2019 aconteceu a exposição Hebe Eterna, no Edifício Farol Santander. Foi uma exposição emersiva, interativa e luxuosa.  Foram expostos 400 pares de sapatos, cerca de 100 vestidos e outras mil peças de roupas. Ainda milhares de imagens, 215 bolsas, 193 troféus, etc. 


Foto: Hélio Bertolucci Júnior

Foto: Hélio Bertolucci Júnior

Quem foi Hebe Camargo: 

Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani, nasceu na cidade de Taubaté em 08 de março de 1929, foi uma apresentadora, cantora, radialista, humorista e atriz brasileira. Foi considerada a Rainha da Televisão Brasileira. Foram seus pais Esther Magalhães de Camargo e Sigesfredo Monteiro de Camargo.

Foi casada com Décio Capuano (1964-1971) e Lélio Ravagnanai (1973- 2000). Teve um filho, o apresentador Marcello Camargo Capuano, que atualmente apresenta no Youtube o canal Café com Selinho.

Hebe iniciou sua carreira em 1940 na Rádio Tupi como cantora. Em 1950 foi convidada por Assis Chateaubriand para participar da primeira transmissão da televisão brasileira.

Acervo Pessoal: Hélio Bertolucci Júnior

No ano de 1964 se afastou da televisão a pedido do marido Décio Capuano para dar a luz ao filho Marcello. Retorno a televisão em abril de 1966 pela TV Record, após varios convites e a contragosto do marido.

Em  1973 deixou a TV Record e levou seu programa para a TV Tupi onde ficou até 1975. Devido a interferências nas pautas, resolveu também deixar a emissora para se dedicar a infância do filho. 

Em 1979 vai para a TV Bandeirantes e fica até 1986 quando se transfere para o SBT onde ficou por 24 anos. 

Em 2010 assinou com a Rede TV ficando até 2012. Hebe Camargo faleceu no dia 29 de setembro de 2012 e foi enterrada no Cemitério Gethsemani, bairro do  Morumbi, em São Paulo.


Fontes de pesquisas:

Como era a mansão de Hebe Camargo

10 anos sem Hebe Camargo

Mansão de 30 milhões

Biografia Hebe Camargo - Wikipedia

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Ayrton Senna, uma casa na Zona Norte de São Paulo

Homenagem aos 30 anos de morte


Fonte Wikipedia

Ayrton Senna passou sua infância, pais e irmãos, no bairro Jardim Sao Paulona zona norte de São Paulo na Rua Condessa Siciliano nas décadas dde 1960 e 1970.


A atual proprietária é a Sra. Marina Rey Rachas. Saiba mais sobre esta história


A família também morou na Avenida Nova Cantareira no Tucurivi, onde Ayrton comemorou o primeiro lugar do Grande Prêmio Brasil de 1991.


Em inicio de carreira no ano de 1981chega a Norfolk, no extremo leste da Inglaterra. Senna vivia em Eaton, na periferia da cidade de Norwick, 160km ao noroeste de Londres. Saiba mais:


Em 1991 comprou a casa na Quinta do Lago, perto do aeroporto de Faro, em Portugal. Neste local manitinha também seu jatinho.



Fonte: Reprodução



Quem foi Ayrton Senna:

Ayrton Senna da Silva, nasceu na cidade de São Paulo no dia 21 de março de 1960  e morreu em 01 de maio de 1994 com 34 anos em Bolonha, Emília Romana, Itália. A causa da morte foi acidente automobistico. 

Filho do empresário Milton Guirado Theodoro da Silva e de Neyde Senna da Silva. São seus irmãos Viviane Senna e Leonardo Senna. 

O piloto  foi enterrado no Cemitério do Morumbi. O túmulo está bem no centro, embaixo de uma árvore onde fás sempre depositam flores.  



Fonte: Reprodução  da Internet

Wikipedia: